Como Instalar Aplicativos APK no seu Android

0 0
Quem possui aparelhos mais antigos ou mais acessíveis, provavelmente sofre com o problema de pouca memória interna, mesmo tendo muitas vezes um cartão de memória com gigabytes e mais gygabytes de espaço livre. Alguns aplicativos podem ser movidos para a memória externa, mas outros não.E o problema está nestes aplicativos que não podem ser movidos, pois são pesados e são aqueles que mais usamos: Facebook, Messenger, Google Maps etc. Para isso, há uma solução, apesar de pouco recomendável.

Como instalar aplicativos APK no Android:

Você provavelmente está familiarizado com o Windows, bem como seus softwares que podem ser instalados e executados através de arquivos com a extensão “.exe”. Pois bem, no Android esse cenário é bem semelhante, mas ao invés de utilizar um EXE, esse sistema operacional móvel utiliza arquivos APK.

APK é a sigla usada para um Android Package (Pacote Android em uma tradução livre). Esse pacote contém um aplicativo/jogo, sua finalidade é realizar a instalação em um dispositivo, e ao final da instalação não se faz mais necessário da execução do mesmo, pois o Android já tem todas as dependências para executar o aplicativo.

Não custa lembrar que já publicamos um tutorial sobre como baixar e instalar aplicativos no Android, mas esse tutorial é um pouco mais específico, pois lida com apps que podem ou não estar na Google Play Store, ou seja, a instalação de um APK pode ocorrer porque:

  • Você é um desenvolvedor e quer testar sua app antes de publicá-la;
  • Quer instalar um aplicativo de terceiros;
  • Precisa fazer root no dispositivo, e precisa instalar hacks via APK.

Baixando e Instalando o Arquivo APK pelo Dispositivo

Assumindo que você já tem um link e o acessou em seu dispositivo, saiba que esse APK estará disponível na pasta Download do Android. A partir daí você deve escolher um Gerenciador de Arquivos, recomendamos os aplicativos abaixo:

[appbox googleplay com.estrongs.android.pop]

Obs.: Toda vez que você quiser instalar um APK no Android será necessário habilitar a opção “Fontes desconhecidas”, ou seja, isso nada mais é que autorizar o Android a realizar a instalação de aplicativos de terceiros, para habilitar essa opção vá nas configurações > Segurança > Marque “Fontes desconhecidas”.

Optei pelo Astro File Manager para prosseguir. Primeiramente baixei o APK, acessei o Gerenciador de Arquivos, na sequência cliquei no sdcard0 (armazenamento interno do Android), depois abri a pasta Download e nela está contida o APK baixado. Agora basta clicar sobre o arquivo e prosseguir com a instalação, veja o exemplo em sequência:

instalar_apk_android_img1

Feito isso, seu APK já está instalado no Android e você pode executá-lo normalmente. Porém se você não tiver sucesso na instalação, eis o que pode ter ocorrido:

  • Não há espaço suficiente para a instalação;
  • Sua versão do Android (ou seu dispositivo) não é compatível com o Aplicativo;
  • Você não deu permissão de instalação para “Fontos desconhecidas”.
  • Ou pode ser que o arquivo esteja corrompido, então baixe-o e siga esse tutorial desde o começo.

Instalando um APK a partir do PC

Esse caso é um pouco mais complicado, pois existem diversos dispositivos e versões do Android. Porém o conceito geral é:

  • Baixar o APK no PC;
  • Conectar seu dispositivo via cabe USB;
  • Copiar o APK para uma pasta acessível no dispositivo;
  • Realizar a instalação conforme citado acima.

Uma outra alternativa interessante (e que não precisa de cabo USB, muito menos de root), estamos falando do aplicativo AirDroid. Esse aplicativo é gratuito e tem muitos recursos úteis para manipular fotos, vídeos e aplicativos.

[appbox googleplay com.sand.airdroid]

Fonte :  Escola Android