[ Tutorial ] Como instalar o Android 5.0 Lollipop no computador

A versão 5.0 do Android, o Lollipop, teve o seu código-fonte recentemente liberado para todo mundo, o que também inclui as fabricantes. Portanto, é de se esperar que muito em breve essas companhias passem a disponibilizar a mais nova atualização do sistema operacional da Google para os seus consumidores.

Até o presente momento, o único aparelho disponível que está equipado com o Android Lollipop é o Nexus 9, tablet que já começou a ser vendido em alguns mercados selecionados e não há previsão de chegada aqui no Brasil. Porém, se você não quer esperar o lançamento desse dispositivo por aqui e nem quer aguardar as modificações das fabricantes, saiba que é possível testar a versão 5.0 do SO diretamente no seu computador.

emulatore-lollipop-teaser

emulatore-lollipop-teaser

No fim deste guia poderemos experimentar o Android 5.0 Lollipop no computador graças ao emulador oficial do Google. Esse emulador simulará em tudo um dispositivo Android no PC, diferentemente de outros serviços como o Bluestack, que permitem apenas a execução dos aplicativos Android.

Pré-requisitos

  • Android SDK contendo o SDK Manager com o qual poderemos baixar o Android 5.0 Lollipop e outros instrumentos necessários.

Tutorial

O procedimento se divide em duas fases: o download dos arquivos necessários e a criação do emulador.

Instalando o material necessário

  1. Baixe o arquivo zip do Android SDK adaptado ao computador (32 ou 64 bits);
  2. Extraia o arquivo zip baixado com um gerenciador de arquivos (como o 7-Zip). Escolha um local apropriado para a extração e memorize-o (conselho: “C:\Program Files\Android”);
  3. Abra o programa SDK Manager, contido na pasta android-sdk, e espere que o download termine;
  4. Se encontrar itens já selecionados, remova a seleção. Na seção Tools selecione apenas o item Android SDK Platform-tools. Selecione também toda a seção Android 5.0 (API 21). Agora clique em Install Packages, aceite e confirme a instalação. O processo de download será iniciado.

emulatore-lollipop-01

Criando o emulador do Android 5.0 Lollipop

  1. Terminada a instalação, volte à pasta android-sdk e abra o programa AVD Manager;
  2. Selecione o botão Create. Será aberta uma janela em que poderemos configurar os parâmetros do emulador. Insira o seguinte:
  • AVD Name: o nome do emulador, sem espaços (exemplo: EmuladorLollipop);
  • Device: selecione um modelo pré-configurado entre os disponíveis (aconselho o Nexus 5);
  • Target: a versão do Android a ser instalada (Android 5.0 – API Level 21);
  • CPU: selecione ARM;
  • Skin: selecione Skin with dynamic hardware controls;
  • RAM: aconselho marcar 512 ou 1024 de RAM (será “extraída” da RAM do PC, portanto não exagere, ou tornará o sistema lento).

emulatore-lollipop-02

Deixe os outros itens com os valores-padrão e clique em OK. Você encontrará o novo emulador na lista do AVD Manager. Selecione-o, clique em Start e em seguida Launch para executá-lo. O primeiro início pode demorar vários minutos, pois o Android 5.0 Lollipop será instalado. Se o emulador “sair” da tela, selecione Scale display to real size (em Launch Options > Start) e configure a dimensão com a qual deseja abri-lo.

 

Fonte: Androidpti

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

Planeta de Android