Tutorial básico de instalação do Xposed em qualquer celular! Utilizaremos o Xposed Installer para melhor compatibilidade e facilidade de escolha.Antes de tudo, tenha em mente que para usar o Xposed Framework você necessita de Root no seu Smartphone.

O que é o Xposed?

Podemos definir o Xposed como um conjunto de ferramentas Android, que possibilitará maior Personalização (Gravity) do android e Otimização (Greenify), dependendo de seus módulos instalados.

O Xposed tem estrutura para os módulos que podem mudar o comportamento do sistema e aplicativos sem tocar em qualquer Aplicativo. Isso é ótimo porque significa que os módulos podem funcionar para diferentes versões e até mesmo ROMs sem quaisquer alterações (desde que o código original não foi alterado muito).

Outras Vantagens

Há muitas outras vantagens, mas aqui é apenas mais uma: módulos múltiplos podem fazer alterações à mesma parte do sistema ou aplicativo. Com APKs modificados, você decidir por um. Não há forma de combiná-los, a menos que o autor constrói múltiplas APKs com diferentes combinações.

Além de aumentar a velocidade de iniciação com o Boot Manager e instalação de Tweaks para mais desempenho.

O que é o Xposed Installer?

Muitos usuários algumas vezes passavam por dores de cabeça na hora da instalação do Xposed, daí apareceu a solução nas mentes dos dessenvolvedores, com o Xposed Installer será a forma mais fácil e intuitiva para você instalar o Xposed sem complicações, porém, ele é aconselhável para sistema Android 5.0, ou superior, se você tem um Lollipop/Marshmallow você se encaixa muito bem…

Cuidados

Em alguns casos, seu aparelho pode não ligar depois de instalar o Xposed. Isso é causado pelo motivo de você ter instalado uma versão incompatível. Isso é chamado de “Soft-Brick” ou “Loop-infinito”, use o backup ou reinstale o sistema, mas antes de tudo, desinstale pelo método abaixo.

Então se você não tem muita experiência, procure saber mais sobre o assunto e faça um backup do seu sistema.

Vamos instalar?

Para se instalar será muito fácil…

Vamos ao tutorial…

1- Baixe o Xposed Installer.apk e instale-o;

2- Abra o app Xposed Installer, veja as notas informativas que notifiquei acima e click em Ok;

3- Escolha a aba que seja compatível com seu sistema, ou de acordo com a marca do seu aparelho, um exemplo é para quem tem o aparelho da Samsung, então selecione a aba Samsung e verifique que abaixo mostrará uma mensagem como exemplo:

COMPATIBILIDADE
Todas ROMs AOSP e Samsung;
Nexus, LG, HTC, Asus devices.
Nota: versão alt é para telefones Samsung Note.

#Essa verificação é muito importante, pois é uma prevenção de não ocasionar os problemas de loop.

#Aconselho selecionar a aba original, selecionar a arquitetura (geralmente arm)

4- Após verificado basta clicar no botão Instalar/Atualizar;

Seu aparelho irá reiniciar para iniciar a instalação, basta aguardar iniciar

#Ao reiniciar, pode demorar uns 4 minutos para iniciar o sistema

Como Desinstalar?

Caso você faça algo de errado e tenha um loop infinito, será fácil de desfazer, basta instalar esse Unistaller pelo Recovery. Como todas as alterações são feitas na memória, você só precisa desinstalar com esse zip e reinicie para obter o seu sistema original de volta.